Thursday, April 29, 2010

Tuesday, April 27, 2010

Documenta de Kassel de 1987

O artista Pedro Garhel (Puerto de la Cruz, de Tenerife, 1951 - Tenerife, 2005), pionero no ámbito da arte digital e virtual, ao representar a Espanha na Documenta de 1987, com a obra Dedicado a la memoria representa uma obra de arte total (Gesamtkunstwerk), como se referia Richard Wagner, ao incorporar (como a tragédia grega) a música, o teatro e as artes visuais. Nesse caso particular de Garhel, a música, a performance, as projeções e a instalação se interrelaciovam harmoniozamente com a intenção de realizar uma ode ao tempo com ajuda do corpo, catalizador e plataforma das comunicações interpessoais.

Sunday, April 25, 2010

E. E. Cummings Reads: from 95 Poems (1958)

That Melancholy (1.47)

http://ubu.artmob.ca/sound/cummings_ee/Cummings-ee_That-Melancholy.mp3


Jonathan Meese & Ezra Pound

Jonathan Meese (Janeiro de 23, 1970, Tokyo) é um artista alemão que utiliza diferentes técnicas como pintura, escultura, instalações, performance em seus trabalhos. Muitos deles falam sobre o fracasso da arte e de sistemas ideológicos com uma linguagem caoticamente dada e surrealista.
Ficou conhecido em 1998 através da Bienal de Berlim, onde ele e outros artistas foram rotulados como Novo Ativismo, que segue a tradição de Kiefer e Baselitz, e o Wiener Aktionismus, que teve como representantes mais fortes Günter Brus, Otto Mühl, Hermann Nitsch, Rudolf Schwarzkogler.





Robert Longo

Robert Longo, imagen de la película SOUND DISTANCE OF A GOOD MAN, 1978. Película en blanco y negro, muda, 8mm, 15 minutos.



Uma temporalidade confusa. A obra SOUND DISTANCE OF A GOOD MAN, apresentado por primeira vez em abril de 1978 na Franklin Furnace, mostra o torso de um homem, tendo seu corpo arqueado, com sua cabeça inclinada para trás, constrastando com a glacial escultura de um leão.
Toda a obra consiste na imagem inalterada de estas duas figuras.
Essa fotomontagem entre um homem que Longo já havia exposto em otras obras, alguns anos antes, e a escultura recortada do filme The American Soldier, desvelam a resposta para o entendimento da obra SOUND DISTANCE OF A GOOD MAN: o roteiro de The American Soldier.

Aleksandra Mir -2009 Venice Biennale

"The project entailed the design, printing and free distribution of one million postcards, to be given away to the general public during the 2009 Venice Biennale.

100 Originals x print run of 10.000 each = 1.000.000 total.

The 100 motifs depicted a variety of waterscapes from around the world, overlaid with a graphic that spelled out ‘Venezia’ in a variety of typical postcard styles. The generic photographs were sourced from a commercial online image bank, and a graphic designer collaborated on the typeface.

The work also involved the installation of two real Poste Italiane mailboxes with daily pickups and the selling of stamps in the exhibition area.

Thus the canals of Venice extended out into the world’s oceans, rivers, lakes, ponds. Venice in every molecule of the rain.

Politics as pollution rather than border control"

by Aleksandra Mir