Saturday, May 29, 2010

Cao Guimarães

No site de Guimarães já se nota algo de distinto. Ao deslizar o mouse sobre o pano de fundo se produz o efeito/ ilusão do movimento de uma esfera que está como que coberta por uma malha de minúsculos símbolos. Com mais paciência se nota que existem palavras que surgem ao acercar-se:

* Acidente
* Memória
* Mestres das Gambiarras
* El Pintor Tira el Cine a la Basura
* Quarta Feira de Cinzas
* Da Janela do Meu Quarto
* Campo Cego
* De Portas Abertas
* Gambiarras
* Histórias do Não Ver
...

E ao ver tantos outros nos encorajamos a pressionar alguns deles para ver o que acontece. Pouco a pouco se entende que representam Longas, Curtas, Instalações, Fotos e Livros realizados por Guimarães.





Chamo a atenção de todos para a pequena esfera/bolha: Representa os longas que o artista desenvolveu nesses últimos 9 anos. Eles são: Andarilho, Acidente, A Alma do Osso, Rua de Mão Dupla, O Fim do Sem Fim e Ex-isto, livre adaptação de Catatau, de Paulo Leminski.

Vale a pena conhecer mais a fundo sua obra através de seu site e conferir o documentário A Alma do Osso, vencedor de melhor filme da competição nacional e internacional de 2004 no festival É Tudo Verdade, que está sendo exibido desde o dia 28 de Maio em São Paulo.



Confira o site de Cao Guimarães
Confira as duas obras de Guimarães na coleção do MOMA
Para mais informação dê uma olhada no site da Galería Nara Roesler

No comments:

Post a Comment